segunda-feira, 29 de março de 2010

Feliz Páscoa para todos!!!

"Que a alegria da Páscoa invada seu coração
e daqueles a quem ama
irradiando luz para iluminar
e fazer brilhar o mundo em que vivemos,
enchendo-o de amor, saúde e paz!!"



FESTA DE PÁSCOA NA ESCOLA:
Nossa festa de páscoa ocorreu no dia 1º de abril (não é brincadeirinha, viu!!!) com muita música, bolo de chocolate, pipoca e brincadeiras...além de muitos coelhinhos!!!

Turma B da manhã:


Turmas A e B da tarde:


Projeto Arte na Infância: Arte para todos!!

      O Projeto Arte na Infância atende os alunos das turmas de Pré B de todas as Escolas Infantis da rede municipal. Um microônibus é disponibilizado pela SME para buscar os alunos nas suas respectivas escolas de origem e levá-los à nossa escola. Os alunos, professores e auxiliares da turma passam as manhãs na escola, durante toda a semana, interagindo nas atividades de música, teatro, plástica, modelagem e literatura.
      Ocorre desde 2004, seguindo um cronograma previamente elaborado pela Secretaria de Educação envolvendo em média 20 a 30 alunos por dia e 25 escolas.
      Os profissionais envolvidos neste projeto são professores da Escola Ruth Blank, com formação em arte e especialização em Educação Infantil: Ana Beatriz de Borba Oliveira, Janine Brod Rodo e Marge Faria do Amaral Peixoto, sob a direção de Márcia Vetromille Madruga.
     O objetivo deste projeto é possibilitar às crianças das escolas infantis um ambiente diferenciado, estimulando-os ao desenvolvimento da percepção, da imaginação, da sensibilidade, do conhecimento e da produção artística, bem como proporcionar aos educadores das escolas infantis experiências interdisciplinares no campo da arte e da infância.


CRONOGRAMA DAS ESCOLAS ATENDIDAS:
  • Albina Peres e Oswald de Andrade - de 15 a 19/03
  • Nélson Abott - de 22 a 26/03
  • Érico Veríssimo e Marília Poliesti - de 05 a 09/04
  • Monteiro Lobato - de 12 a 16/04
  • Cassiano Ricardo - de 19 a 23/04
  • Anita Malfati e Mário Quintana - de 26 a 30/04
  • Darcy Ribeiro e João Guimarães Rosa - de 03 a 07/05
  • Manuel Bandeira e Ivanir Dias - de 10 a 14/05
  • Adayl Bento Costa e Antônio Caringi - 17 a 21/05
  • Lobo da Costa e Nestor Rodrigues - de 24 a 28/05
  • Paulo Freire - de 31/05 a 04/06
  • Herbert de Souza - de 07 a 11/06
  • Herbert de Souza - de 14 a 18/06
  • Graciliano Ramos - de 21 a 25/06
  • Zola Amaro - de 28 a 02/07
  • Jacema Prestes - de 05 a 09/07
  • Vinícius de Moraes - de 12 a 16/07
  • Dyrio Gorgot e José Lins - de 02 a 06/08
TRABALHOS

Releitura - Gravuras feitas pelas crianças a partir de observação de obras do pintor surrealista espanhol Miró.



Releitura - Tinta acrílica em tela com inspiração nas obras abstratas do pintor holandês Mondrian.


Pintura livre com o uso das cores primárias e preto usando os cavaletes.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Brincadeiras no pátio

Já nos enturmamos e adoramos brincar no pátio!! Olhem só que lindo e fresquinho nosso espaço privilegiado dentro do Parque Dom Antônio Zattera!!

Turma A - Primeiros dias, primeiros desenhos...!!

Olá pais e amiguinhos!! Nossos alunos nos primeiros dias já demonstraram grandes habilidades artísticas. Confiram!!

Merenda saudável!!!!

As aulas voltaram e, com elas, a correria de pais e filhos. Mas a pressa não pode ser desculpa para deixar a saúde de lado, afirma a nutricionista Renata Damião, do Hospital Fleury. Ela preparou um guia fácil e rápido para orientar os pais na hora de montar a lancheira dos pequenos. Em resumo: esqueça salgadinhos e refrigerantes; aposte em frutas e lanches saudáveis.
A lancheira ideal, segundo Renata, contém exemplos de todos os grupos alimentares. Falando assim pode até parecer complicado. Mas não é.
São três esses grupos. O primeiro é dos alimentos “energéticos” — e inclui, por exemplo, todos os tipos de pães. O segundo grupo é dos “contrutores”, como queijo, peito de peru, leite, iogurte e achocolatados. Ou seja, um sanduíche com uma bebida láctea já resolve dois itens da listinha. Para fechar, os chamados alimentos “reguladores”, que são muito bem representados pelas frutas.
A psicóloga Daniela Ribeiro, de 27 anos, segue essas regras à risca na hora de fazer a lancheira da filha Flávia, de seis anos. Mas a missão não é fácil. “A Flávia é um pouco chata para comer. Ela só gosta de comer o que não é bom”, conta a mãe. A saída? Fazer a menina participar da escolha do lanche e dar preferência a alimentos saudáveis que sejam do agrado dela.
“Sempre procuro colocar uma fruta, ou um legume, que ela gosta, um sanduíche ou uma bolacha, e uma bebida. Aí ela tem a opção de escolher o que está com mais vontade”, explica Daniela.
A nutricionista aprova a saída encontrada. “Há uma composição bem diferenciada, bem balanceada. Achei interessante o incentivo que ela dá para a filha ajudar a compor a lancheirinha com opções saudáveis”, diz Renata.
“O iogurte fornece as proteínas necessárias para a criança. A fruta, banana ou mamão, fornece bastante vitaminas e minerais, o que ajuda no desenvolvimento escolar e no crescimento. E há oção de um carboidrato, porque a criança precisa de energia, no pão e na bolacha”, explica. “Lembrando e reforçando que quando for uma bolacha, é bom priorizar sempre uma mais saudável. Evitar bolachas que contêm recheio, que são muito gordurosas, bastante calóricas e não trazem benefícios para a saúde”, orienta Renata.
Segundo ela, o erro mais comum que os pais cometem na hora de montar a lancheira das crianças é priorizar salgadinhos e refrigerantes. “Isso tem que ser revisto e o adulto tem que ajudar a criança a comer opções mais saudáveis”, afirma. “Os pais, como educadores, têm que participar desse processo. Quando a gente fala de hábitos alimentares não é só a lancheirinha. São hábitos que vão sendo adquiridos ao longo do crescimento dessa criança e envolvem também a família”, diz Renata.
Fonte: G1

Primeira reunião com os pais

Aí estão algumas fotos da primeira reunião com os pais de nossos alunos, onde falamos sobre o trabalho da escola, merenda, horários, salas e outros assuntos gerais.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Início do ano letivo 2010!!

 
5 MITOS DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR
 
Crianças chorando e pais ansiosos. Esse é o cenário que se vê todo início de ano nas portas de creches e pré-escolas. O momento é tenso para eles e também para o professor, que, sem a exata compreensão sobre o que se passa com os pequenos, tenta a qualquer custo fazer com que eles se sintam à vontade no novo ambiente. O que fazer nesta hora? A Nova Escola nos auxilia, desmascarando 05 mitos sobre este tema: