terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PROJETOS: "A Flauta doce como instrumento musicalizador de crianças"


PROJETO: A FLAUTA DOCE COMO INSTRUMENTO MUSICALIZADOR DE CRIANÇAS

Este projeto começou em 2007 e envolve as turmas B da escola (crianças de 5 a 6 anos). Começamos usando flautas simples mesmo, mas nem todas afinavam umas com as outras nem davam uma boa referência sonora para as crianças...
Em 2008 recebemos o material da SME: as flautas profissionais e as estantes para o estudo...foi um novo e importante passo!!
De 2007 a 2010 o estudo dos alunos culminou nas seguintes apresentações artísticas:

- 2007 – apresentação de Natal na escola e no asilo de mendigos


- 2008 – apresentação na abertura da peça teatral, no COP e outra durante a festa de Natal da escola

- 2009 – apresentação durante a Festa Junina da escola
 
- 2010 – apresentação durante a Festa de Natal da escola

 A utilização da FLAUTA DOCE nas aulas de iniciação musical pode ser muito eficiente quando bem orientada por proporcionar às crianças o contato com um instrumento melódico, ajudando-as no desenvolvimento de seu ouvido interno, no contato com a leitura musical, no estímulo à criatividade e socialização, além de auxiliar no seu desenvolvimento psicomotor e sua lateralidade (a utilização das mãos direita e esquerda).
Num conceito ainda mais amplo de desenvolvimento a FLAUTA DOCE melhora a capacidade de memorização, de atenção, exercitando o físico, o racional e o emocional das crianças. Por ser utilizada principalmente como instrumento de musicalização, a FLAUTA DOCE é muitas vezes vista como um “instrumento de brinquedo”, desconhecendo-se assim sua história e seu valor artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário